É possível perceber que há muito preconceito com a terceira idade, isso acontece porque as pessoas não são preparadas para lidar com o envelhecimento desde a infância.
Leia mais sobre como lidar com o envelhecimento aqui.
Para criar um diálogo maior e desmistificar as lendas, fizemos uma lista com 7 mitos e verdades sobre a terceira idade:
1- Mito: As pessoas temem a terceira idade
Na verdade, as pessoas não temem a terceira idade, elas simplesmente não sabem lidar com o envelhecimento. Com o passar dos anos, o corpo muda a forma como trabalha e o que pode gerar limitações, mas é importante lembrar que muitas delas são pela falta de preparo, tanto físico, quanto mental.
2- Mito: Não existe sexo
Existe sexo sim, não é porque um idoso tem certas limitações que irá renunciar a vida sexual. Pode-se dizer que este é o mito mais explorado pela mídia, muito embora os especialistas tenham afirmado que a sexualidade continua com o tempo. É muito importante que cuide da saúde sexual do idoso, pois mesmo que a vida sexual não tenha seja tão ativa quanto antes, ainda há chances de ter doenças sexualmente transmissíveis.
3- Mito: Não pode exercitar-se
O idoso deve se exercitar, respeitando seus limites, mesmo que nunca tenha praticado algo. As atividades físicas na terceira idade são extremamente importantes, pois irá ajudar a prevenir doenças originadas do sedentarismo, musculares, mentais entre outras. Com o auxílio de um profissional, o idoso poderá manter-se ativo e ter qualidade de vida.
4- Mito: Não há como fugir das dores
As dores só irão vir quando o idoso não estiver recebendo cuidados corretamente e/ou por sequelas de maus hábitos ao longo da vida. Alimentando-se bem, praticando atividade física, estimulando a mente e outras atitudes que deve tomar, não há motivo para dor.
5- Mito: Idoso não produz
Outro grande mito explorado é que o idoso é improdutivo e incapaz de exercer atividades rotineiras. Infelizmente, as pessoas não trabalham o “envelhecer bem”, por isso fazem a manutenção de mitos como este. Promover a independência do idoso é um dos passos para a qualidade de vida e com anos de experiência ele é capaz de desenvolver tanto atividades rotineiras, quanto obras, como livros e artesanato.
Veja aqui como estimular o cérebro dos idosos.
6- Mito: Aos 60 você é idoso
A velhice não tem idade certa para chegar, não é algo cronometrado. São muitas variáveis para serem datadas aos 60, como sua alimentação, atividades físicas, psicológico, a sociedade em que vive (tempo e espaço) entre outros. Envelhecer é algo pessoal, irá depender das escolhas que foram feitas ao longo da vida.
7- Mito: Velhice é sinônimo de ranzinza
Com uma carga cultural enorme, os idosos são extremamente experientes e sábios. Alguns idosos que já eram teimosos, rígidos e mau humorados, podem ter essas características mais acentuadas com o passar dos anos, mas isso não significa que todos são assim e nem que eles não sabem ceder quando percebem que estavam equivocados.
Clique aqui e leia mais sobre 6 dicas para lidar com idosos.
É muito importante para a qualidade de vida – tanto do idoso, quanto de quem está ao redor – que acabe o preconceito acerca do envelhecimento. É preciso tratar destes assuntos para desmistificar a redoma de mitos que foi criada.
1 comentário