Para muitas pessoas chegar aos 60 anos é ter que lidar com o final da vida, quando não consegue mais realizar tarefas diárias e nem faz planos para o futuro. Mas a visão otimista e a busca por um envelhecimento saudável deve ser inserida.
Com o passar dos anos, o nosso corpo tende a não funcionar mais da mesma forma, há maior acúmulo de gordura, desgaste de tendões e ligamentos, e a capacidade respiratória pode cair até, aproximadamente, 30%. Isso ocasiona perda de massa e força muscular, dores, inflamações, quedas, doenças como a hipertensão entre outras consequências.
A atitude escolhida por muitos é ficar parado na esperança de preservar o corpo. Infelizmente ou felizmente, isso além de não funcionar, irá trazer piores resultados por causa do sedentarismo. E nesse momento, estará abrindo portas para outros problemas, pois ele não só agrava as doenças já presentes, como também gera outras, que podem ser tanto “físicas” quanto psicológicas, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, ansiedade, depressão etc. Respeitando as limitações do idoso, a melhor opção é a prática de atividades físicas.
Os exercícios geram ganhos como o bem-estar -por produzir hormônios do prazer, o mesmo que liberamos quando comemos algo que gostamos-, melhora no condicionamento físico e até mesmo a preservação da independência. Isso promove também a qualidade de vida, pois além de retardar o processo do envelhecimento e diminuir o impacto da mudanças, promove a independência e a autonomia em outras situações do dia a dia.
A prática de atividades físicas na terceira idade deve ser orientada por um profissional especialista, afinal, por mais que esteja repleta de benefícios, é preciso mais atenção.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ter um envelhecimento saudável é preciso buscar esses três elementos: praticar atividades de força, tais como funcional e musculação, isso ajuda na manutenção dos músculos, evitando a perda extrema dos mesmos; atividades aeróbicas, por exemplo caminhadas, natação e corrida, o que irá melhorar o aparelho cardiorrespiratório; e alongamento para amenizar o encurtamento dos músculos.
Embora o alongamento possa doer um pouco no início, ele relaxa o músculo e libera a sensação de prazer em seguida. E isso estimula o metabolismo, combate inflamações e melhora a capacidade cognitiva.
A OMS ainda informa que os exercícios devem ser de 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos diários durante 5 dias.
Quais são as atividades físicas mais indicadas?
Como dito acima, antes de praticar, é necessário analisar e respeitar as limitações do idoso. Por isso não há como falar de forma objetiva qual será a mais indicada, mas há algumas que têm feito sucesso na melhor idade.
Veja algumas:
- A Natação além de melhorar disposição, melhora também os músculos do abdômen e do assoalho pélvico, evitando a incontinência urinária.
- O Pilates aumenta a força, o controle muscular e a famosa flexibilidade, trazendo melhoras na capacidade respiratória, postura, fortalecimento dos músculos, a autoestima e diminui as lesões e dores musculares.
- A Musculação fortalece a musculatura, o que diminui as dores nas articulações, faz parte da prevenção e tratamento contra artrose, osteoporose e insuficiência cardíaca.
- A Dança permite a interação social. Ela, além de promover os movimentos rítmicos, gera sensações boas a paz, a amizade e o carinho, por exemplo, pois durante as aulas, os bloqueios emocionais diminuem. Os bons sentimentos expulsam a depressão e a pressão alta.
- A Hidroginástica melhora o sistema cardiorrespiratório, a insônia, a coordenação motora, a força muscular e a autoestima, além de diminuir a gordura corporal.
Então para lidar com o envelhecimento, nada melhor que se cuidar. Isso não é só estar em dia com o médico e os medicamentos, mas também com a saúde do corpo e a mente. A prática de atividades físicas na terceira idade é um dos principais pilares para a qualidade de vida, pois trata doenças, (se já as tiver), as previne (se não tiver), e promove o bem-estar. Não deixe que essa oportunidade de melhorar a vida passe em branco.
1 comentário