As doenças degenerativas são aquelas que causam lesões nas células, podendo afetar a visão, os ossos, os tecidos, os vasos sanguíneos, entre outros. São chamadas dessa forma porque elas provocam a degeneração de todo o organismo.
Elas podem acontecer por vários motivos, sendo classificadas como multifatoriais, ou seja, são causadas por um conjunto de fatores, podendo ser de origem genética, má alimentação, tabagismo, alcoolismo, entre outros.
Infelizmente não existe cura para as doenças degenerativas, mas existem tratamentos para diminuir os sintomas e podem ser melhor controladas quando diagnosticadas no início, o que retarda a evolução e reduz os sintomas.
Algumas dessas doenças também são chamadas de neurodegenerativas. E as principais são:
Doença de Alzheimer:
A doença ou mau de Alzheimer afeta o cérebro e causa a morte dos neurônios. As áreas afetadas no cérebro comprometem a memória, a capacidade de linguagem e o comportamento. A doença não tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos para estabilizar os sintomas e oferecer alívio e conforto aos doentes.
Doença de Parkinson:
A doença ou mal de Parkinson é causada pela destruição de neurônios na área conhecida como substância negra. Essa região é responsável pela produção do neurotransmissor dopamina. Dentre as várias funções da dopamina está o controle dos movimentos corporais.
Esclerose Múltipla:
A esclerose múltipla é uma doença autoimune, na qual as células de defesa do organismo atacam os neurônios e destroem a sua bainha de mielina. Essa condição provoca lesões no cérebro que levam à atrofia ou perda de massa cerebral. Assim, as funções do sistema nervoso central ficam comprometidas.
Distrofia Muscular:
A distrofia muscular caracteriza um grupo de mais de 30 doenças que causam a degeneração progressiva dos músculos. Não há cura para qualquer uma das formas de distrofia muscular.
Osteoporose:
Ocorre quando as células ósseas não estão sendo renovadas de maneira satisfatória, ocasionando maior fragilidade e menor espessura óssea. Esta doença acomete principalmente mulheres, porque seus ossos já são naturalmente mais finos. Sintomas: fraturas, dor ou sensibilidade óssea, postura encurvada.
Com isso, podemos concluir que…
As causas das doenças degenerativas estão associadas a diversos aspectos que podem ser: genéticos, ambientais, má alimentação e até mesmo o sedentarismo.
Apesar de pesquisas e dos avanços da medicina, ainda não há cura e nem um tratamento específico para essas doenças.
Contudo, são os medicamentos que aliviam os sintomas e que dão uma condição de vida melhor para as pessoas portadoras dessas doenças. Em todos estes casos a ajuda de um cuidador de idosos se torna fundamental. Seja ele um cuidador familiar ou profissional. Tais doenças degenerativas são evolutivas e com o agravamento da condição do paciente a dependência se torna total. A qualidade do cuidado prestado demanda muito conhecimento, carinho e paciência, para que o a pessoa que sofre com tais condições tenha uma boa qualidade de vida.
Na Helpmy as cuidadoras e cuidadores de idosos passam por uma avaliação técnica e comportamental, para que possam estar aptos a atenderem estes tipos de demanda. E nosso processo de compreensão da situação da pessoa que precisa de cuidados é profundo para que possamos indicar o cuidador ideal para a família.
Está precisando de um cuidador capacitado para acompanhar, cuidar e dar mais qualidade de vida para um ente querido? Entre em contato conosco que ajudaremos você!
Gostou do conteúdo?
No nosso blog você encontra vários assuntos como esse, muitos conteúdos ricos e completos sobre como melhorar o dia-a-dia do idoso e principalmente a qualidade de vida! É só clicar aqui: https://helpmy.com.br/blog/
Aproveite e nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todo esse conteúdo super bacana e completo! É só clicar aqui!