A limpeza correta e regular do corpo é fundamental na prevenção de doenças.
Lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho e lavar os cabelos são de extrema importância para nossa saúde em qualquer idade e principalmente quando ficamos mais velhos. Cuidar da higiene pessoal do idoso evita doenças causadas por vermes, vírus, fungos e bactérias.
Dito isso, ser limpo e bem cuidado é um dos principais fatores para a promoção da dignidade da pessoa idosa. Além de promover conforto e bem estar, está relacionado com a conservação da saúde e recuperação de enfermidades.
A higiene é importante para manter boa saúde física e mental. Os cuidados englobam o ambiente, o banho, a higiene íntima, os cuidados com a pele, unhas, cabelos e a higiene oral. Os momentos de higiene deverão ocorrer com respeito e discrição, preservando-se a intimidade do idoso. O banho é um bom momento para realizar revisão sistemática da pele, unhas e cabelos, observando rachaduras na pele ou nos pés, hematomas, traumas, lesões por pressão que estejam iniciando, micoses, entre outros. Deve-se manter ao máximo a independência do idoso durante o banho e cuidar para que esse seja um momento agradável.
Importante: Banhar-se pode parecer uma atividade comum e fácil, portanto, muitas vezes pode ser causa de momentos estressantes e perigosos para o idoso. Pode existir uma resistência ao ato de tomar banho ou de ser banhado. Essa resistência baseia-se fundamentalmente em alguns aspectos especiais:
– Perda ou diminuição da autoestima;
– Desorientação no tempo e local, problemas de memória e esquecimento, o que pode levar o idoso a pensar que já tomou o seu banho;
– Traumas associados à má-condução dessa atividade: banho muito quente ou muito frio, sabonete nos olhos, cuidador sem paciência no manejo do banho, vergonha, zombarias, palavras bruscas ou hematomas causados pela força ao segurar;
– Quedas no banheiro;
– Fatores climáticos e culturais.
Não se esqueça de respeitar os hábitos do idoso.
Os idosos com dependência leve devem ter seus hábitos de higiene respeitados, como horário do banho, marca de sabonete e de shampoo, entre outros. Não há razão para se “obrigar” a pessoa a banhar-se pela manhã, se é seu hábito fazê-lo à tarde. É interessante criar uma rotina para aqueles com dependência mais grave, pois facilita o trabalho do cuidador e cria um hábito para o idoso. Mesmo os idosos acamados devem ser levados ao banheiro, sempre que possível, para que seja realizado o banho de chuveiro, pois é uma ótima oportunidade de mobilização. Banhos no leito devem ser evitados, sendo indicados apenas para aqueles pacientes acamados com prescrição de repouso rigoroso no leito.
Dica de cuidados com o cabelo
Os cuidados com os cabelos, além de serem de fundamental importância para a higiene corporal, são importantes para garantir boa aparência, o que implica a autoestima da pessoa idosa. Caso queira saber mais sobre o cuidado com autoestima e como ela é fundamental para a saúde mental e física do idoso, clique aqui.
– Os cabelos devem ser lavados regularmente (3x por semana ou de acordo com a indicação do dermatologista) e inspecionados diariamente;
– Um pente de cabo alongado pode ajudar idosos com dificuldade de alcance;
– Devem ser escovados e, no caso de serem muito longos, podem ser presos;
-O corte do cabelo deve ser feito periodicamente, de acordo com o consentimento e preferência do idoso;
– A barba também deve ser feita ou aparada sempre que necessário, mantendo o rosto limpo e elegante. Caso o idoso use barba respeitar sua vontade e mantê-la sempre bonito;
– Sempre que possível, deve-se incentivar o paciente a realizar esses cuidados com a máxima independência possível;
– Inspecionar diariamente o couro cabeludo e ficar atento a feridas, micoses (fungos) e queda de cabelo.
1 comentário