O crescimento da população de idosos vem acontecendo de forma progressiva no Brasil, mas a pergunta é: estamos prontos para lidar com isso?
Ocorre uma dificuldade de entender o processo de envelhecimento que é inevitável e irreversível. Essa dificuldade de aceitação ao envelhecimento não é só por parte dos filhos, muitos idosos não lidam bem com esta situação. Nenhuma pessoa irá envelhecer igual a outra. A única certeza que temos é que as perdas vão surgindo, sejam elas sensoriais, físicas ou cognitivas, e estes declínios vão acarretando muitas vezes limitações, que podem ocorrer de forma gradual ou repentina.
Vamos abordar aqui duas perspectivas, a dos filhos e a do idoso. Em algum momento da vida os papéis podem se inverter, os filhos deixam de ser cuidados para serem os cuidadores. Esta é uma fase de muitos desafios e fortes emoções. Sendo assim, diversas vezes é difícil e doloroso ver aquele pai ou mãe cheio de vitalidade, energia e independência, ali tão fragilizado e dependente.
Sempre que pensamos em idosos, pensamos em fragilidade, mas o que podemos fazer para solucionar isso? Parece que não, mas a resposta é simples: aproxime-se deles, ninguém melhor que eles mesmos para falar como estão se sentindo, o que os faria sentir melhor, o que faz com que se sintam limitados, suas principais dores, entre outros.
Nessa fase é muito importante a presença de alguém que os assista e saiba auxiliá-los nas tarefas do dia. E ao mesmo tempo deixar com que façam tudo que ainda conseguem fazer sozinhos, para diminuir o abalo na autonomia.
Todavia, estar presente não significa apenas acompanhar nas consultas médicas ou ajudar nas tarefas cotidianas, como ir ao banco ou ao mercado. Nem aparecer apenas no domingo para almoçar. É preciso dar atenção, ouvir, relembrar histórias do passado e dedicar um tempo de qualidade aos seus pais.
IMPORTANTE: Não exclua totalmente os idosos das tomadas de decisão
Afinal, seria esse o momento em que os filhos tomam o papel dos pais? O fato é que nesse cenário, novos papéis são atribuídos a cada integrante da família. E algumas vezes, os filhos tomam algumas das responsabilidades que antes cabiam aos seus genitores. Nesse momento, é importante que os filhos estejam preparados. Como cobrar os horários dos remédios, questionar sobre a alimentação e ficar em cima para saber se está correndo bem. Porém, é importante deixar que eles continuem tomando as suas próprias decisões. Dessa forma, os idosos aumentam a autoestima e independência.
Entretanto, um problema muito frequente é a falta de tempo dos filhos e falta de tato com a situação também. Como estar próximo dos pais e oferecer suporte diariamente diante de uma rotina acelerada? Como aumentar a proteção em caso de imprevistos? É possível oferecer auxílio, mesmo de longe?
A qualidade das relações ao longo da vida tem impacto neste momento, nem toda relação entre pais e filhos foi baseada em afetos positivos. Alguns filhos guardam ressentimentos e não conseguem perdoar seus pais, mas precisam exercer a função de cuidado, e o exercem somente pelo dever.
Uma das opções para quem tem uma rotina agitada ou não tem tempo de se informar e qualificar para cuidar de maneira correta do idoso, é um cuidador de idosos. Dito isso, algumas famílias podem até não concordar com o fato de ter outra pessoa cuidando de um familiar. Entretanto, a verdade é que nem sempre é possível lidar com tudo sozinho. Sendo assim, contar com a ajuda de um profissional tira um pouco do peso dessa situação dos parentes mais próximos e ao mesmo tempo proporciona mais qualidade de vida ao idoso.
E agora, como contratar um bom cuidador?
Existem diversas maneiras: indicação, pesquisas, entrevistas… mas existe um aplicativo especializado em facilitar o contato da família com o cuidador, ele se chama Helpmy.
Nesse App você consegue fazer o cadastro colocando as principais necessidades do paciente e o aplicativo te indica o melhor cuidador e você já marca o plantão.
E a segurança? Exatamente, a Helpmy já possui uma série de cuidadores cadastrados que antes de entrarem no aplicativo passam por rigorosas entrevistas e questionários de qualificação.
É simples, prático e seguro.
Clique aqui e baixe o app Helpmy familía!
Disponível na Google play e na Apple Store.
1 comentário