Viagem, é sobre a expectativa de conhecer um novo lugar incrível ou matar a saudade de uma cidade que a gente tanto amou conhecer.
Para que você possa entender melhor como que a viagem é uma atividade não só prazerosa, mas também benéfica, a Helpmy preparou esse post incrível sobre os benefícios de viajar na terceira idade, aproveite a leitura e clique aqui para conhecer nossos outros conteúdo.
Melhora a saúde e disposição física do idoso
A maioria das viagens estimulam a movimentação do corpo, com passeios, caminhadas, atividades ao ar livre, entre outras coisas que são fontes de prazer e que, ao mesmo tempo, estimulam a circulação e oxigenação do sangue, e um certo grau de esforço físico para algumas atividades. Como por exemplo, caminhar na praia de manhã, sair a pé de noite para conhecer a boemia da cidade, visitar pontos turísticos e aproveitar as aventuras de cada um.
Diminui o risco de depressão
Ao viajar, é comum desenvolvermos lembranças positivas e essas lembranças precisam ser formadas durante a viagem, o que faz com que o corpo produza vários hormônios ligados à felicidade, como por exemplo, a Endorfina. Além disso, uma viagem proporciona produção de Dopamina, que se manifesta quando fazemos algo novo e quando alcançamos alguma meta ou objetivo. E esses são os principais hormônios que, em falta, causam depressão.
Melhora a memória
É comum que a idade seja uma das grandes responsáveis pela perda de memória, além disso os fatores genéticos também contribuem. De fato, quando ficamos mais velhos, é mais fácil esquecer das coisas e das experiências passadas.
Uma curiosidade é que as viagens ajudam a estimular a memória, aumentando a atividade cerebral e colaborando para a criação de novas lembranças. Por exemplo, no meio de uma viagem, enquanto compra um presente ou lembrancinha, pensa nas pessoas queridas por você; ou caso já tenha ido naquele lugar, desencadeia memórias antigas; come uma comida que já provou antes; vê paisagens que se recorda; entre outros.
Realizar antigos sonhos
Muitas pessoas, por causa da rotina agitada, não aproveitaram muito o tempo de viajar e conhecer novos lugares na fase jovem ou adulta e após entrar na terceira idade acabam pensando que esse sonho está perdido, mas na verdade não. Esse é o momento perfeito para realizar um sonho antigo!
Fora isso, antigamente as viagens eram muito trabalhosas. Pode parecer besteira, mas muitos idosos conheceram a opção de parcelamento no cartão de crédito só agora, recentemente. E claro, além disso, você tem mais tempo (principalmente, se estiver aposentado). Então, o momento é agora, faça as malas e escolha o destino que você sempre quis conhecer ou quer rever.
Ajuda no bem-estar do idoso
A felicidade e satisfação é algo constante nas viagens. Até porque, não há nada melhor do que sair um pouco da rotina e aproveitar as paisagens, experiências e momentos que vivemos ao longo de uma viagem. Os idosos, na maioria das vezes sofrem com uma rotina mais monótona, entediante e limitada, que pode contribuir com o desenvolvimento de transtornos psicológicos e algumas doenças como depressão.
Por isso, as viagens possibilitam que os idosos saiam desse ambiente monótono, quebrando a rotina e contribuindo com o bem-estar. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer novos amigos ou aproveitar o tempo junto aos familiares.
O que podemos concluir com isso tudo?
Viajar é uma atividade prazerosa que traz vantagens para pessoas de todas as idades. No caso dos que já acumulam alguns anos de história, realizar esse tipo de passeio pode melhorar a qualidade de vida e trazer benefícios ao organismo.
Conheça nossa empresa!
Se você sente dificuldade em cuidar dos seus pais ou sempre se questiona sobre como estar próximo e oferecer suporte diante de uma rotina acelerada, nós temos a solução para este problema!
Somos uma empresa focada em solucionar a falta de cuidador de idosos no Brasil, conheça mais sobre nós! É só clicar aqui!