O número de idosos no mundo inteiro têm aumentado, no Brasil, já são mais de 20 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, de acordo com o IBGE. A população dessa faixa etária cresceu 26% de 2012 a 2018.
Para que essas pessoas continuem com qualidade de vida e ativas, é necessário que recebam atenção e estímulo. Os idosos precisam de atenção, não só para o bem estar deles, mas também para observar se há algum sintoma. Os estímulos podem ser jogos, atividades caseiras e até mesmo viajar. Para isso, é aconselhável um acompanhante, seja um familiar ou cuidador.
Viajar na terceira idade
Viajar na terceira idade evita o isolamento social, solidão, ansiedade, depressão e outras doenças semelhantes. Além disso, dançar, passear, ir a museus, teatros, cinemas, exercícios físicos e outras atividades prazerosas promovem o estímulo físico e intelectual dos idosos.
Muitas pessoas têm receio de viajar com idosos, pois é uma grande responsabilidade. Da mesma forma que é uma ótima opção para a sociabilidade, viajar pode ser arriscado, uma vez que o idoso estará exposto a um clima, ambiente, alimentação e rotina diferentes. Viajar na terceira idade requer atenção e cuidados especiais, independente do modo de locomoção, seja avião, ônibus, trem, carro ou navio.
Veja as dicas para viajar na terceira idade:
- 1. Remédios
Faça uma consulta médica antes de viajar, procure saber com o médico, primeiramente, se é possível viajar. Em segundo plano, quais remédios devem ser levados, dieta adequada, exercício físico, roteiros cabíveis, medicamentos para eventualidades e outras orientações.
- 2. Destinos
O destino para o qual o idoso irá viajar deverá ser analisado completamente, não só em questões de lazer e roteiros de passeio, mas também se há hospitais, fácil acesso, clima, farmácias e restaurantes.
- 3. Condições sanitárias
Outro ponto importantíssimo mas que poucas pessoas se lembram são as condições sanitárias do local. É preciso tomar muito cuidado com a saúde do idoso, pois são mais frágeis e vulneráveis. Certifique-se de consumir água e outros alimentos de fontes confiáveis.
- 4. Alimentação
A alimentação também deve ser muito bem pensada, por isso o auxílio do médico e um acompanhante são essenciais para quem quer viajar na terceira idade. Muitas vezes, o idoso já tem uma dieta estabelecida, um estilo de vida, uma rotina e quando saímos de casa pode ser que o corpo venha a estranhar. Quando o corpo estranha, é muito comum constipação, reações alérgicas, irritações etc, o que gera um enorme desconforto, para que isso não aconteça, além dos pontos analisados acima, é extremamente importante uma alimentação balanceada.
Mesmo saindo da dieta algumas vezes, o idoso precisa manter o equilíbrio para que não ocorra nenhum problema. Evite alimentos muito gordurosos, açucarados, salgados e etc, pois esse exagero pode prejudicar o corpo.
Pesquise os restaurantes com antecedência, vejas as opções do cardápio, tudo de acordo com o que o médico orientar e o que o idoso deseja também.
- 5. Hidratação
Até mesmo em dias comuns as pessoas podem se esquecer de beber água, quando há tantas coisas para distrair só aumenta a probabilidade de esquecermos.
Na viagem, há muito para se fazer, passeios, museus, restaurantes, praças, igrejas, praias, lagoas, ambientes temáticos e outras inúmeras coisas, todas essas distrações podem nos deixar encantados e acabamos esquecendo de beber água.
Você sabia que quando sentimos sede já é um indício de desidratação? Em seguida vem a dor de cabeça, fome, indisposição e outros sintomas. É extremamente importante beber água, mas tal qual é importante saber a confiabilidade da fonte.
A saúde do idoso é muito frágil, não o arrisque bebendo água de qualquer fonte, de rios, lagoas, pois nem sempre há como saber se são potáveis, podem estar contaminadas com esgoto, doenças, parasitas, bactérias, lixo entre outros.
O ideal é levar cada um sua própria garrafinha, se não for pesar a mochila ou se não houver pontos de abastecimento, leve mais que uma garrafinha por pessoa.
- 6. Autonomia
Este é um dos pontos mais esquecidos sobre viajar na terceira idade. Os familiares ou cuidadores querem que a viagem seja perfeita, sem problemas e organizam tudo sem nem ter a opinião do idoso. É muito importante que ele seja consultado também, que ele tome decisões e resolva o que conseguir, respeitando suas limitações.
Quando o idoso toma as própria decisões, não só ele passa a ter mais autonomia, como ele passa a ter qualidade de vida, ele passa a se socializar novamente. Um dos sentimentos mais comuns em idosos é o de inutilidade, justamente por essa atitude de tomar decisões por ele. É dever dos familiares e cuidadores promover a qualidade de vida, devolver a autonomia.
- 7. Check List
Check list é a mesma coisa que uma lista de checagem, embora pareça bobagem também é um item importante. Faça uma lista com tudo que precisa levar, desde roupas até os remédios, isso evita que esqueçamos algo e é mais fácil organizar tudo, além de ser mais fácil de encontrar na mala posteriormente.
A viagem na terceira idade exige muita responsabilidade, por isso muitas famílias optam por contratar um cuidador para acompanhar.
Precisa de um cuidador?
Entre em contato pelo telefone ou whatsapp 98545 9894 ou pelo email contatohelpmy@gmail.com que ajudaremos você. Já estamos atuando em Belo Horizonte e São Paulo com cuidadores selecionados, cadastrados e treinados para atender plantões de clientes da Helpmy ou para contratações fixas.